Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo2
Cartaz Ciclo 50 anos

OS 50 ANOS DO GOLPE DE ESTADO

Primeira edição do Ciclo de Estudos e Debates de 2014 acontece dia 03 de abril, às 19 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito. Compareça!

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Fórum Honestino Guimarães Ditadura Nunca Mais, com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/FCS/UFG) e com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH/PRPPG/UFG), tem a honra de convidar estudantes, professores, pesquisadores, ativistas de movimentos sociais e a comunidade em geral para o próximo Ciclo de Debates, cujo tema será “Os 50 anos do Golpe de Estado”. O evento será realizado no dia 3 de abril, às 19 h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG. Os palestrantes convidados são Kelly Gonçalves, do Fórum Goiano de Mulheres e do Fórum Honestino Guimarães "Ditadura nunca mais" e o Prof. Dr. Pedro Célio, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Nessa oportunidade será apresentada a nova coordenação do NDH/UFG: Angelita Pereira de Lima (FIC/UFG); Marisa Damas (MA/UFG); Douglas Pinheiro  (CCG/UFG);  Luciene de Oliveira Dias (FIC/UFG); Flávio Pereira Diniz (CIARQ/UFG) e Vanessa Helena Santana Dalla Déa (FEF/UFG). 

Após 50 anos, o Brasil ainda não concluiu um processo de reconciliação nacional capaz de superar os traumas causados pelo regime ditatorial implantado com o golpe de 64. Inúmeros crimes de assassinato, sequestro, tortura e ocultação de cadáveres promovidos pelos militares golpistas permanecem camuflados e impunes. Além disso, a população em geral ainda desconhece boa parte dos diferentes atores e forças políticas, no Brasil e no exterior, que apoiaram e viabilizaram o golpe de estado no Brasil, dando margem ao equívoco de que somente as Forças Armadas brasileiras teriam sido responsáveis pela então derrocada do nosso Estado Democrático de Direito. Muito pouco ainda é conhecido sobre a participação de proprietários de grandes empresas de comunicação, bancos, indústrias, etc., que financiaram ou se empenharam para escamotear o estado de terror implantado no país, o qual perdurou por pelo menos duas décadas.

Diante deste cenário, o NDH se une a outras instituições da sociedade civil organizada para transformar o marco dos 50 anos do Golpe de Estado  numa oportunidade de resgate de memória da nossa história, bem como de compreensão dos fatores econômicos, políticos, sociais e culturais que ameaçam, na atualidade, a nossa tênue democracia. Compreender o presente a partir da revelação da nossa história garantirá a nós, brasileiros, a possibilidade de construir um futuro sem lugar para a ditadura. 

 

Link do Evento: https://www.facebook.com/events/245862328931096/

Link para o Ciclo de Debates: https://www.facebook.com/pages/Ciclo-de-Debates-NDH-UFG/146421508873321?fref=ts

 

Cartaz Ciclo 50 anos

Listar Todas Voltar