Rede de Educadores de Museus

VII Seminário “AMA – Artes, Museus e Acessibilidade” REM-Goiás

O NDH-UFG é um dos apoiadores do VII Seminário da Rede de Educadores de Museus de Goiás. O evento acontece no período de 12 a 15 de abril de 2016. Clique no título para saber mais.

Seminário da REM promove debate sobre educação e acessibilidade

O VII Seminário da REM-Goiás (Rede de Educadores em Museus) acontece de 12 a 15 de abril, no Centro Cultural da UFG. Em 2016, tem como o tema AMA – Arte, Museus e Acessibilidade. O objetivo do seminário é propor debates e promover discussões acerca da Arte enquanto elemento estético criador de subjetividades e que proporciona percepções, sensibilidade e emoções; Museus para além das instituições tradicionais, como processos de musealização, construtores de ações de salvaguarda e comunicação do Patrimônio Cultural – material ou imaterial e Acessibilidade enquanto direito do cidadão em ter acesso à memória, ao patrimônio e às referências culturais como política pública e direito do cidadão.

Em sua sétima edição, o Seminário da REM-Goiás é um evento significativo, que reúne integrantes da comunidade acadêmica, pesquisadores e profissionais da área da Museologia se consolidando como o encontro de maior amplitude e significância no campo da Museologia na região Centro-Oeste. Entre as conquistas já alcançadas pelos debates e discussões realizados nos Seminários da REM-GO estão o fomento e a melhoria das ações educativas de museus e instituições culturais, proveniente da integração de pesquisadores, profissionais liberais, alunos de graduação e de pós-graduação associados a essas instituições culturais.

No âmbito do Seminário da REM-Goiás além das questões relacionadas à promoção da acessibilidade da sociedade aos Museus, é prioridade estreitar os laços e o diálogo entre Museus e Educação. A partir da perspectiva de interação de desafios e a troca de experiências, o Seminário apresenta como resultado de edições anteriores à formação continuada de profissionais da Educação Básica e a ampliação da utilização dos Museus e do Patrimônio Cultural, da Arte e da Cultura como material pedagógico e espaço de aquisição conhecimentos e nos processos de ensino-aprendizagem, conforme estabelecem as diretrizes do Ministério da Educação do Brasil (1997) e da UNESCO (1996).

Pesquisa e Extensão

Em seis edições realizadas entre 2010 e 2015, o evento se consagrou e atingiu 530 pessoas e envolveu a apresentação de 81 trabalhos de excelência, publicados nos Anais do Seminário. Cabe destacar que as parcerias com as Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás têm possibilitado a inserção dessas discussões na Educação Formal. A Rede de Educadores em Museus de Goiás foi criada em 2010, em um esforço voluntário, inicialmente envolvendo professores e alunos do curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Goiás, por meio de um Projeto de Extensão e Cultura (FCS – 011), na Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC/UFG). Com objetivos de se aproximar de diferentes instituições culturais e museus, mapear ações educativas em andamento e estimular a criação de espaços pedagógicos nas instituições onde estes setores ainda não foram implantados, promover a articulação com os cursos de formação (graduações e pós- graduações), entre outros.

Entre as estratégias de ação da REM-Goiás encontra-se a formação continuada de educadores de uma maneira geral e de professores do ensino fundamental e médio, para o trabalho a partir do patrimônio cultural. Isto é efetivado a partir de Encontros e Seminários. Os museus e instituições culturais são espaços de educação não formal e têm como função social a salvaguarda e comunicação do patrimônio cultural, relacionados diretamente a vida dinâmica e cotidiana de todos os sujeitos que tem direito ao acesso da cultura, conforme a própria Constituição Federal vigente. E diante deste pressuposto acreditamos na parceria e envolvimento da Universidade Federal de Goiás através dos docentes e discentes do curso de graduação em Museologia e áreas afins, com os professores do ensino fundamental e médio e portadores deficiência visual. Mantendo o estreitamento das relações com a Gerência de Ensino Especial e Gerência de Museus e Galerias da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUCE) do Estado de Goiás no II Encontro da REM-Goiás

A programação e a ficha de inscrição para o evento estão disponíveis abaixo, em PDF.

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
REM - Ficha de Inscrição 27 Kb dd20aea1a13a69f020ffa6359d3dbc98