11ª Mostra Cinema e DHS

11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos exibe 37 filmes em Goiânia entre os dias 16 e 23 de maio

Na programação, debate sobre o filme Menino 23, com os professores João da Cruz Gonçalves Neto, Luciene de Oliveira Dias e Michele Cunha Franco

Horário: Clique e confira a programação

Locais de Exibição: Cine Cultura e Cine UFG

Entrada Franca

Mostra acontece até o dia 25 de junho nas 26 capitais e no Distrito Federal

Confira a programação no arquivo abaixo, final da página

Filme com debate 11ª Mostra

Entre 16 e 23 de maio Goiânia recebe a décima primeira edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM, coordenação e produção local do Instituto de Cultura e meio Ambiente – ICUMAM e patrocínio da Petrobras e do Itaú. A Mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.

Em Goiânia a programação da Mostra será exibida de 16 a 21 de maio no Cine Cultura, cinema localizado no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, e também como parte da programação da Mostra no dia 23 de maio acontece uma exibição no Cine UFG, localizado no prédio da Faculdade de Letras da UFG, no Câmpus Samambaia. Os filmes da programação são divididos em 22 sessões e todos são exibidos com closed caption. Todas as exibições serão gratuitas.

11ª Mostra Cinema e DHS

Nesta edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero, e Homenagem – com foco na obra da cineasta Laís Bodansky. Uma novidade este ano é a Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil e que exibirá outros oito curtas-metragens.

Mostra Panorama apresenta filmes selecionados a partir da convocatória pública aberta no site do projeto e filmes que foram prospectados pela equipe de curadoria. São 17 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, que contemplam aspectos como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças, adolescentes e juventude, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, direitos humanos e segurança pública, proteção aos defensores de direitos humanos, direito à participação política, combate à tortura, situação prisional, democracia e Direitos Humanos, saúde mental, cultura e educação em Direitos Humanos.

A Mostra Temática apresentará a questão de gênero. Para esta categoria, foram selecionados 7 títulos que abordam temas relacionados às mulheres, orientação sexual e identidade de gênero, como, por exemplo, empoderamento feminino, violência contra a mulher, estereótipos de gênero, LGBTfobias, conquistas sociais, políticas e econômicas, o direito à igualdade e à não descriminação, dentre outros.

A Mostra Homenagem tem como tradição homenagear cineastas cuja filmografia explora a temática Direitos Humanos, trazendo-a para o foco dos debates. A homenageada desta edição é a cineasta Laís Bodansky, cuja obra tem relevância o debate sobre um mundo onde todos possam se reconhecer e viver a igualdade e direitos de oportunidades. Cinco filmes da cineasta fazem parte da programação.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.

Realizada pelo Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do ICEM - Instituto Cultura Em Movimento e produção local do ICUMAM – Instituto de Cultura e Meio Ambiente a 11ª Mostra conta com o apoio local do Cine Cultura, Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), Secretaria Cidadã, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Cine UFG, PROEC e UFG.

Mais informações:

62 3218-3779 (Icumam - Instituto Cultura e Meio Ambiente)

E-mail: direitoshumanos@icumam.com.br

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo