Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo2

AÇÕES REALIZADAS

Atualizado em 19/11/14 09:30.

Nesses anos de atuação, tanto o Programa de Direitos Humanos quanto o Núcleo de Direitos Humanos, desenvolveram várias ações, as quais resultaram em produtos variados. Foram diversos cursos de extensão, cursos de especialização, alguns em andamento. Houve, ainda, a aprovação recente do curso de Mestrado Interdisciplinar pela CAPES, no final de 2011 que deve selecionar sua primeira turma para início no segundo semestre de 2012.

Foram realizados também vários seminários, palestras, conferências, além da participação de membros da equipe em conselhos e comitês na área de Direitos Humanos. Como produtos dessas várias ações, foram publicados livros, material em áudio e vídeo, CDs e DVDs com temáticas na área. Os detalhamentos dessas ações estão nos respectivos menus deste site.

Um aspecto fundamental, que assegurou o financiamento dos projetos e a expansão das atividades, foi a participação do PDH e do NDH na concorrência de diversos editais, com aprovação de seus projetos, entre eles: Projeto de Fortalecimento e Consolidação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos. Financiamento: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Projeto de apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e pós-graduação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Direitos Humanos, Financiamento: Fundação Ford; Projeto Especialização em Educação para Diversidade e Cidadania, Modalidade EAD. Financiamento: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), a Secretaria de Educação a Distância (Seed) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Nos anos de 2007 a 2008 a FAPEG abriu chamada de credenciamento e apoio a redes de pesquisa no Estado de Goiás. Nesse processo, o NDH (ainda PDH) foi credenciado como laboratório de quatro dessas redes: Rede Goiana de Pesquisa em Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania. Líder: Profa. Dra. Vilma de Fátima Machado.  Integrada pelo NDH-UFG, Instituto Brasil Central-IBRACE, Fundação Pró Cerrado, Casa da Cultura Digital. Rede Goiana de Pesquisa em Violência Urbana. Líder: Prof. Dr. Magno Medeiros.  Desenvolve pesquisas com a participação de professores e estudantes da UFG, e com o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás, do Ministério Público do Estado de Goiás, da empresa Geoplano e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Rede Goiana de Pesquisa em Direitos Humanos e Violência Criminalizada (Homicídios). Líder: Prof. Dr. Ricardo Barbosa de Lima. 

Listar Todas Voltar