CICLO DE ESTUDOS E DEBATES

Atualizado em 19/11/14 09:33.

O Ciclo de Estudos e Debates sobre Democracia e Direitos Humanos é realizado desde 2010 e conta com uma programação anual de palestras e discussões que têm contribuído efetivamente para dar maior visibilidade ao NDH e congregar acadêmicos e profissionais em torno de pesquisas voltadas para temas da educação, cidadania e direitos humanos. Suas ações, a cada ano, preveem a intensificação e o aprofundamento do diálogo interdisciplinar, com os objetivos de:

• Fortalecer o Grupo de Estudos da Democracia, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos, como um grupo de estudos que se propõe a problematizar as relações entre democracia e direitos humanos;

• Ampliar a discussão teórica acerca das tensões entre a democracia e os direitos
humanos no âmbito da UFG;

• Aprofundar a abordagem dos temas de discussão, buscando melhor qualificar
docentes e discentes da UFG;

• Articular a discussão acadêmica com os problemas de violação e/ou proteção dos direitos humanos, por meio do diálogo com a sociedade civil e com as instituições do governo, com vistas à criação de um pós-graduação stricto sensu em Direitos Humanos na UFG;

• Incrementar o diálogo com pesquisadores de diversos Núcleos de pesquisa em
direitos humanos de universidades brasileiras a fim de formar uma rede de pesquisa e de estudos interdisciplinares em torno à democracia e aos direitos humanos

Compõem o público alvo das atividades do Ciclo de Estudos e Debates alunos e professores da UFG e de outras universidades/faculdades da região, participantes de movimentos sociais organizados, funcionários públicos em geral, educadores e membros da comunidade interessados nas temáticas abordadas.

Em 2012, a primeira palestra foi realizada no dia primeiro de junho, ministrada pelo Prof. Dr.Enrique Alonso, da Universidad Autonoma de Madrid, Espanha. Ele falou sobre o tema “Uma Conversa sobre o Movimento dos Indignados na Espanha”. Para o próximo debate, que ocorrerá dia 27/09, o tema é "Voto Nulo: crise de participação, representação?